O projeto Hackathon Webdoc foi lançado pelo Estúdio CRUA em 2017 com o intuito de reunir e capacitar designers, filmmakers, programadores, pesquisadores, jornalistas, arquitetos e representantes de comunidades para produzir documentários interativos sobre bairros e territórios de São Paulo em maratonas intensivas de uma semana de duração.

Com mais de 100 criadores envolvidos, publicamos os webdocs Bixiga Existe [www.bixigaexiste.com.br], Retiro Retratos [www.retiroretratos.com.br] e Parada Centro [www.paradacentro.com.br], que formam uma trilogia de narrativas da resistência de territórios em processo de gentrificação. Já em um formato de produção mais extensiva, produzimos os webdocs Expresso Pinheiros [www.expressopinheiros.com.br] e o EntreVilas [www.entrevilasdoc.com.br]. Recentemente publicamos também o Itinerâncias, que trata dos fluxos entre o bairro de Pinheiros e a cidade de Osaco, em SP [www.itineranciasdoc.com.br].

Ao mesmo tempo em que mapeamos a cidade e promovemos capacitação no campo do documentário interativo nós criamos a) oportunidades para comunidades e filmmakers debaterem questões sociais e relativas aos direitos humanos e b) uma plataforma de comunicação para as organizações culturais que sediam o HACKATHON WEBDOC se conectarem com comunidades e bairros onde estão localizadas, a partir de projeções públicas e debates.

Organizações parceiras do projeto HACKATHON WEBDOC: Sesc 24 de maio, Centro de Pesquisa de Formação do SESC SP, Oficina Cultural ​Oswald de Andrade, Sesc Pinheiros.