O projeto Hackathon Webdoc foi lançado pelo Estúdio CRUA em 2017 com o intuito de reunir e capacitar designers, filmmakers, programadores, pesquisadores, jornalistas, arquitetos e representantes de comunidades para produzir documentários interativos sobre bairros e territórios de São Paulo em maratonas intensivas de uma semana de duração.

Com mais de 80 criadores envolvidos, publicamos os webdocs Bixiga Existe [www.bixigaexiste.com.br], Retiro Retratos [www.retiroretratos.com.br] e Parada Centro [www.paradacentro.com.br], que formam uma trilogia de narrativas da resistência de territórios em processo de gentrificação. Já em um formato de produção mais extensiva, produzimos em 01 mês com um grupo de 20 pessoas, o webdoc Expresso Pinheiros [www.expressopinheiros.com.br].

Ao mesmo tempo em que mapeamos a cidade e promovemos capacitação no campo do documentário interativo nós criamos a) oportunidades para comunidades e filmmakers debaterem questões sociais e relativas aos direitos humanos e b) uma plataforma de comunicação para as organizações culturais que sediam o HACKATHON WEBDOC se conectarem com comunidades e bairros onde estão localizadas, a partir de projeções públicas e debates.

Organizações parceiras do projeto HACKATHON WEBDOC: Sesc 24 de maio, Centro de Pesquisa de Formação do SESC SP, Oficina Cultural ​Oswald de Andrade, Sesc Pinheiros.